"Shark Attack Survivors News Archive"

09/07/2009 Giovanni Tiago Barbosa (Brazil) ***Fatal***

Listing of the Shark Attack Related Incidents occurring in 2009. 2009 Shark Attacks
Post Reply
helmi
Posts: 208
Joined: Thu Dec 18, 2008 10:23 pm

Re: 09/07/2009 Male ( Brazil ) ***Fatal***

Post by helmi »

UPDATE :

Cause of death : hemorrhagic shock.

According to the death certificate delivered to the victim's family
by the Instituto de Medicina Legal (IML) ,
the victim died from shock caused by external bleeding due to
forceful action.
Although not conclusive, the paper suggests that the boy was
the victim of a shark attack.
( Reference : news article below, pernambuco.com ).

- Helmut N.-

Reference:

Teen found dead at Piedade died of hemorrhage .

08/09/2009 | 18h02 | Tubarão

Adolescente encontrado morto em Piedade morreu em decorrência de hemorragia

O adolescente Giovanni Tiago Barbosa, de 15 anos, cujo corpo foi encontrado na madrugada desta terça-feira no mar de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, morreu em decorrência de um choque provocado por hemorragia externa decorrente de ação contundente, segundo o atestado de óbito entregue à família do jovem pelo Instituto de Medicina Legal (IML). Embora não seja conclusivo, o documento sugere que o rapaz foi vítima de ataque de tubarão.

O corpo do adolescente foi encontrado boiando na madrugada desta terça, na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, local onde, no ano passado, foi registrado um ataque de tubarão. Giovanni estava desaparecido desde a tarde desta segunda-feira, depois de tentar salvar a namorada de um afogamento.

O Corpo de Bombeiros (CB) foi ao local para fazer as buscas. Oficiais revelaram que o cadáver apresentava sinais de mordidas nas coxas e costas, possivelmente inflingidas por um tubarão. Apesar disso, os Bombeiros trabalhavam com a hipótese de afogamento, pois Giovanni não sabia nadar.

O Instituto de Medicina Legal (IML) não tem previsão de quando divulgará o laudo oficial sobre a morte do adolescente. Já o Comitê Estadual de Monitoramento dos Incidentes com Tubarões (Cemit), responsável por invertigar o incidente e apontar se a causa da morte foi de fato um ataque de tubarão, informou que só vai divulgar um posicionamento para esclarecer a morte do rapaz após receber a documentação do IML. A previsão é que o laudo do Cemit seja divulgado na manhã desta quarta-feira.

O presidente do Cemit, Fábio Hazin, adiantou, porém, que ainda é cedo para se concluir que a morte do garoto foi decorrente de mordidas de tubarão. Segundo ele, ainda que o IML ateste que Giovanni morreu de hemorragia, ele pode na verdade ter se afogado e imediatamente depois ter sido atacado.

Durante o enterro do rapaz realizado na terde desta, parentes e amigos do adolescente não quiseram conversar com a imprensa. De acordo com a amigos da família, Giovani saiu de casa, no bairro do no Barro, com um grupo de amigos da igreja evangélica da qual faz parte. À tarde, ainda na praia, a namorada dele resolveu entrar na água para dar um mergulho, mesmo sem saber nadar, e começou a se afogar.Giovanni, que também não sabia nadar, entrou na água para salvá-la e, depois de levá-la à parte mais rasa, foi, segundo testemunhas, arrastado por uma onda.

Desde 1992, 52 ataques de tubarão já foram registrados em Pernambuco, dos quais 19 resultaram em mortes. No ano passado, duas pessoas - uma banhista em Piedade e um surfista na Praia del Chifre, em Olinda, foram vítimas de mordidas do animal. O último incidente com morte registrado no estado ocorreu em 2006.

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR, com informações da repórter Júlia Kacowicz

http://www.pernambuco.com/ultimas/nota. ... VidaUrbana
--
helmi
Posts: 208
Joined: Thu Dec 18, 2008 10:23 pm

09/07/2009 Giovanni Tiago Barbosa (Brazil) ***Fatal***

Post by helmi »

Date: Sept 07, 2009.
Location: Praia da Piedade, Jaboatão dos Guararapes, Brazil.
Victim: Giovanni Tiago Barbosa (15).
A 15-years old boy disappeared during an attempt
to rescue his girlfriend who seemed to be drowning,
The incident occurred in the afternoon.
The teenager's body was found at dawn with shark bites
on his legs, back and buttocks.
(cause of death currently unknown).

Article
terça-feira, 8 de setembro de 2009, 10:25.

Ataque de tubarão pode ter matado jovem em Recife

SOLANGE SPIGLIATTI - Agencia Estado

SÃO PAULO - O ataque de um tubarão pode ter sido a causa da morte de um adolescente de 15 anos na tarde de ontem na Praia da Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, por volta das 14h30 de ontem, Geovane Tiago Barbosa de Freitas entrou no mar para socorrer sua namorada, que estava se afogando.

Segundo os bombeiros, o corpo do adolescente foi encontrado na madrugada de hoje com várias marcas características de mordidas de tubarão nas pernas, costas e nádegas e levado para o Instituto Médico Legal (IML). A região é considerada de alto risco para ataques de tubarões.

http://www.estadao.com.br/noticias/gera ... 1189,0.htm
Post Reply

Return to “2009 Shark Attack Related Incidents”